Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Creative Commons License
É terminantemente proibido copiar integralmente os artigos deste blog. Leia mais sobre a nossa licença e direitos reservados.
Esta obra também está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Plágio é crime e esta previsto no artigo 184 do código penal. Conheça sobre a Lei 9610 que regula os direitos autorais.

sábado, 22 de agosto de 2009

7

Conhecimento e Desvalorização

Feed
Assine nosso Feed ou receba atualizações por email. O que é Feeds?

Credit photo: Wok



Tatuagens e piercings muitas vezes têm seus valores questionados como serviço. Mas quanto custa um conhecimento, uma solução?

Quando eu era garoto cometi uma grande gafe contra o bom senso. Eis um exemplo perfeito da falta de respeito ao conhecimento e profissão alheia:

Eu devia ter uns cinco ou seis anos na época. O pneu da minha bicicleta tinha furado e depois de muito pentelhar meus pais, consegui o dinheiro para comprar outra câmara de ar.

Metido a sabichão-precoce e com síndrome de ursulão, fui ao borracheiro e depois de perguntar o preço de uma câmara nova e do conserto, pedi para me ensinar a colar o furo. Ele me olhou de soslaio, com desdém, e mandou que comprasse o produto e colasse eu mesmo.

Na loja, descobri que o tubo de cola para executar o procedimento era quase o preço que o borracheiro me solicitava para o conserto. Mas como eu queria economizar (não lembro pra que, mas algumas balas me faziam muito feliz naquela época), comprei o produto e descobri que colar não era tão fácil como eu pensava...

Perdi toda a minha tarde na operação e não consegui colar direito... (o famoso pulo do gato que aprendi anos depois, é que tem que secar bem a borracha e lixar para cola fixar bem). Voltei ao borracheiro e pedi pra ele me ensinar, afinal já não tinha o dinheiro pra comprar a câmara nem para pagar pelo seu serviço... Ele educadamente se recusou...

Segunda-feira passada, estava navegando na internet trabalhando no estúdio de tatuagem, quando, por volta das 18 horas, entra uma mulher me fazendo a seguinte pergunta:

--Este tipo de piercing é o indicado para o nariz? (ela estava com um nostril, o modelo correto para primeira perfuração).
Respondi que sim. Ela me fez as perguntas básicas sobre cicatrização, se demora, se vai doer, quanto custa, e então eu perguntei se ela desejava colocar a jóia para esterilizar.

Qual não foi minha surpresa ao ouvir como resposta:
-- Na verdade eu só vim aqui por quero que você me ensine a colocar, e como se fura, porque R$20,00 é muito caro.

Muda o dia, os clientes: dois garotos adolescentes desejam saber quanto é a perfuração da língua. Respondo. Eles viram as costas e vão embora... Horas depois me encontro numa loja de venda de material odontológico. Eles estavam na minha frente e tinham indo comprar uma agulha. Me vêem. Nos cumprimentamos. E surge a inesperada pergunta:

-- Você pode me informar qual é o tamanho da agulha certa? Um amigo nosso sabe furar e não vai me cobrar nada. Só que ele também não sabe qual o modelo da agulha que tem que comprar...

Como o borracheiro da minha infância, me recusei a passar o conhecimento de graça e nada falei ao perceber que eles tinham comprado à agulha errada e, que no final, economizaram na operação só R$5,00.

Tantas vezes a economia é tão pequena tentando resolver ou fazer as coisas sozinho, do que delegando tarefas e serviços a terceiros. (verdade que terceiros podem fazer uma merda muito maior que você, mas isso é papo para outro post).

Espero nunca mais na vida tentar economizar valores risíveis e desvalorizar o serviço alheio...

7 Comentários:

Carlos Magno 22 de outubro de 2007 às 15:22  

Muito lúcido seu post. Pensei na facul tive de seguir a risca as orientações de meus professores pra conseguir nota e depois assumir como meu o comportamento de um determinado grupo influenciado assim e assado. Bem quero dizer que pra adiquirir conhecimento é barra econtrar o melhor caminho não é fácil e daí vem aquele e diz: você tá tornando as coisas complicadas e caras.
Valeu Anthony.

Adriano,  22 de outubro de 2007 às 17:24  

Oie gostei desse texto espero que a publicaçõ continuei regular!1 um abraço!!!

Anonymous,  23 de outubro de 2007 às 20:18  

Eae, ow eu fiz um piercing no labio inferior e ta manera mais faz 4 dias q tenho o piercing e ta deitando ao fim do dia um bocadinho de pus, tem alguma coisa errada?
outra pergunta, sera q da para usar alcool responde para aqui ta?

nun0.falcao@hotmail.com vlw

Thiago Cosenza 22 de agosto de 2009 às 11:27  

Minha mãe fala que esse tipo de economia, é a economia "porca", pois faz errado e depois tem que gastar muito mais para consertar o errado, isso se tiver jeito!
E sempre acho que se tem uma profissão para tal serviço, motivos específicos deve ter. Senão qualquer um poderia chegar e fazer tudo o que desse na telha...

tatson 22 de agosto de 2009 às 17:59  

Realmente é muito ruim, agente ralar para ter o conhecimento, e pessoas vem assim do nada querendo a resposta tão simples assim.
Creio que o conhecimento tem que ser passado a frente, mas não desse jeito.
Ótimo post.

Vinicius 23 de agosto de 2009 às 13:24  

Olha eu sempre falo isso tbm.. tem que valorizar o a profissão... muitas vezes eu mesmo acabo dando uma de ursulão mas sem perguntar pra niguém procurando na internet...

mas principalmente cuidando de assustos da minha banda já percebi que não é o correto..

não é a mesma coisa eu chamar um fotografo pra bater fotos nossas do que ue pegar uma camera digital e bater as fotos...

sabe umas coisas que parecem simples.. todo mundo sabe bater foto... mas a diferença de uma profissional pra uma "caseira" é gritante !!

Gisele Prudencio 28 de agosto de 2009 às 16:29  

Olá... A algum tempo não passo por aqui...rs
Concordando com tdos, achei mto pertinente seu post, por isso não pensei em $$ quando furei (tdo bem q deu um probleminha, mas acho q foi mais meu corpo do q a perfuração).

Achar 20 reais caro pra fazer uma coisa q, se não for bem feita pode trazer sérios danos?? realmente, pra vc ver as prioridades na vida de uma pessoa!!! tsc tsc tsc tsc...

=*

Postar um comentário

Agradeço sinceramente seu comentário,todos os comentários serão moderados. Aqui existe censura (de leve).

Conheça todas as regras elaboradas para uso desse blog.

Se possível use sua conta do Google ou OpenID.

A opinião dos leitores, não reflete a do autor.

Postagens populares da semana

Seguidores/Visitantes

Postagens mais lidas do blog

Voltar para a Home Encontrou um erro? Informe-nos!

  ©Template by Dicas Blogger.